Ciencia administrativa
Disciplina: Evolução do Pensamento Administrativo
Prof. Alfredo Fernandes de Jesus
abordagem clássica da administração
Teoria clássica da Administração
Concomitantemente aos trabalhos de Taylor, nos EUA, foram desenvolvidos por Henri Fayol, na França, estudos também voltados para aumentar a eficência das organizações. Porém, enquanto que na América o foco das atenções estava nas terefas, no Velho Continente, acreditava-se que a estrutura organizacional era a chave da racionalização do desempenho.
* As Seis Funções Básicas em uma Empresa ()
Segundo Fayol, seis são as funções de uma empresa, a saber: * Funçoes Técnicas => produção de bens ou serviços; * Funções Comerciais => compra, venda e permutação; * Funções Financeiras => procura e gerência de capitais; * Funções de Segurança => proteção e preservação de bens e pessoas; * Funções Contábeis => inventáerios, registros, balanços, custos e estatísticas; * Funções Administrativas => coordenação e sincronização das cinco funções anteriores.
Ademais, Fayol entendia que as ações de prever, organizar, comandar, cooordenar e controlar (funções do administrador – formam o camado Processo Administrativo) são monopólio das Funções Administrativas de uma empresa.
Vale salientar, ainda, que o chamado Processo Administrativo é encontrado em todos os níveis da empresa, cabendo aos diretores, gerentes, chefes e supervisores desempenhar as ações nele contidas, dentro de seus respectivos níveis de responsabilidade.
* Funções Universais da Administração: * Previsão => Avaliação do futuro e o aprovisionamento em função dele; * Organização => Proporcionar todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa => Organização Material e Organização Social; * Comando => Faz com que a organização funcione, de modo que os empregados alcancem o máximo de retorno em consonância com os interesses da empresa; *