Pedagogia tradiconal e historico critica
Este trabalho apresentará o conceito das tendencias pedagógicas sendo elas leberais e progressistas e suas influência na educação. Relatando de forma simples a função da escola e o papel do professor em cada proposta.
Pedagogia Tradicional e Histórico- Crítica
Nos últimos anos, diversos estudos tem sido dedicados a história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas que originaram-se de movimentos sociais e filosóficos, com o objetivo de favorecer o conhecimento. Autores ,em geral, concordam em classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e tecnismo educacional, as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico – Social dos conteúdos. A tendência pedagógica liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseados nas hablilidades individuais. Dessa forma, o aluno deve adapatar-se aos valores e normas da sociedade, desenvlvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são considerados, já que a escola não leva em consideração as desiguladades sociais. Na tendência liberal tradicional Libâneo (1985:23) coloca, os conteúdos “ são os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas repassadas ao aluno como verdades. As matérias de estudo visam preparar o aluno para a vida, são determinadas pela sociedade e ordenadas na legislação”.
A pedagogia tradicional é uma proposta de educação centrada no professor onde a função é vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrígila. A metodologia tem como principio a transmissão dos conhecimentos através da aula, frequentemente expositiva enfatizando a repetição de exercícos com experiência de memorização . Valoriza o conteúdo livresco onde o professor fala,