Ancoragem
Os sistemas de ancoragem para unidades flutuantes podem
ser do tipo single point mooring ou spread mooring. Sistemas single point mooring são frequentemente utilizados em unidades flutuantes tipo navio, enquanto sistemas spread mooring em unidades flutuantes tipo semi-submersível e Spar. Sistema de posicionamento dinâmico é um outro tipo de sistema de ancoragem, podendo ser utilizado como fonte única para manutenção da posição da unidade flutuante (dynamic positioning ) ou auxiliando (thruster assisted mooring) um dos dois sistemas descritos anteriormente. O sistema de posicionamento dinâmico pode ser utilizado em unidades flutuantes tanto tipo navio como semi submersível.
É um grupos de linhas de ancoragem e são conectados a múltiplos pontos da unidade flutuante, geralmente nos cantos, mantendo fixo e estável o aproamento da unidade flutuante. A figura ao lado apresenta uma unidade flutuante tipo semi-submersível com um sistema spread mooring. Neste tipo de unidade flutuante a variação das condições ambientais em função da incidência é pequena, deste modo o sistemas (SMS) é utilizados para manter a posição destes tipos de unidades flutuantes.
O sistema tipo spread
mooring também pode ser utilizado em unidades flutuantes tipo navio, apesar da maior sensibilidade destes, à variação da incidência ambiental. Exemplo deste sistema de ancoragem em unidades flutuantes tipo navio é o Differentiated Compliance Anchoring System (DICAS), desenvolvido inicialmente pela Petrobras para operação de FPSOs na costa brasileira.
Este tipo de sistema de ancoragem permite que
a unidade flutuante alinhe-se com a resultante das forças ambientais, minimizando, desta forma, a carga ambiental sobre a unidade flutuante. Existe uma grande variedade deste tipo de sistema de ancoragem. Os principais são apresentados a seguir:
é definido como sendo
qualquer sistema de ancoragem onde linhas em catenária estão