aderência e ancoragem
Centro de Engenharias
Curso de Engenharia Civil e Engenharia Agrícola
UNIDADE 4
DETALHAMENTO DA
ARMADURA LONGITUDINAL
AO LONGO DA VIGA (AULA 9)
(AULA 7 E 8 – PROVA)
Prof. Estela Garcez
2013/1
Apostila Libânio, USP
Mmáx=ql2/8
Apostila Libânio, USP
ADERÊNCIA E ANCORAGEM – CAPÍTULO 10
Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo
25 setembro 2003
ADERÊNCIA E ANCORAGEM
ADERÊNCIA E ANCORAGEM
Aderência (bond, em inglês) é a propriedade que impede que haja escorregamento de uma barra em relação ao concreto que a envolve. É, portanto, responsável pela solidariedade entre o aço e o concreto, fazendo com que esses dois materiais trabalhem em conjunto.
A transferência de esforços entre aço e concreto e a compatibilidade de deformações entre eles são fundamentais para a existência do concreto armado.
Isto só é possível por causa da aderência.
Ancoragem é a fixação da barra no concreto, para que ela possa ser interrompida. Na ancoragem por aderência, deve ser previsto um comprimento suficiente para que o esforço da barra (de tração ou de compressão) seja transferido para o concreto. Ele é denominado comprimento de ancoragem.
Além disso, em peças nas quais, por disposições construtivas ou pelo seu comprimento, necessita-se fazer emendas nas barras, também se deve garantir um comprimento suficiente para que os esforços sejam transferidos de uma barra para outra, na região da emenda. Isto também é possível graças à aderência entre o aço e o concreto.
Apostila Libânio, USP
ADERÊNCIA
▪ Adesão
▪ Atrito
▪ Engrenamento
ADERÊNCIA CONCRETO E ARMADURA
• As ancoragens por aderência são mais baratas e por isso são sempre usadas, quando se dispõe de um comprimento necessário para as mesmas. A força de tração Rsd na barra de aço é transferida ao concreto ao longo do comprimento lb
lb é denominado “comprimento básico de ancoragem”
REGIÕES FAVORÁVEIS E
DESFAVORÁVEIS QUANTO
À