Concreto I
BRUNO LUIZ COSTA PIO
JULIANA FERREIRA DA SILVA
ADERÊNCIA E ANCORAGEM
Porto Velho - RO
Novembro de 2013.2
2. Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia Código: 3443 (Portaria MEC/Sesu Nº369 DE 19/05/2008) Código: 788 (Decreto Nº Federal nº96577 de 24/08/1988)
BRUNO LUIZ COSTA PIO
JULIANA FERREIRA DA SILVA
ADERÊNCIA E ANCORAGEM
Trabalho apresentado como requisito da disciplina de Concreto I do curso de Engenharia Civil, turma 06NA.
Porto Velho - RO
Novembro de 2013.2
Sumário
ADERÊNCIA E ANCORAGEM
1. DEFINIÇÃO
Aderência (bond, em inglês) é a propriedade que impede que haja escorregamento de uma barra em relação ao concreto que a envolve. É, portanto, responsável pela solidariedade entre o aço e o concreto, fazendo com que esses dois materiais trabalhem em conjunto.
A transferência de esforços entre aço e concreto e a compatibilidade de deformações entre eles são fundamentais para a existência do concreto armado. Isto só é possível por causa da aderência.
Ancoragem é a fixação da barra no concreto, para que ela possa ser interrompida. Na ancoragem por aderência, deve ser previsto um comprimento suficiente para que o esforço da barra (de tração ou de compressão) seja transferido para o concreto. Ele é denominado comprimento de ancoragem.
Além disso, em peças nas quais, por disposições construtivas ou pelo seu comprimento, necessita-se fazer emendas nas barras, também se deve garantir um comprimento suficiente para que os esforços sejam transferidos de uma barra para outra, na região da emenda. Isto também é possível graças à aderência entre o aço e o concreto.
3. TIPOS