Concreto armado i
Centro de formação tecnológico – Campus II
Professor: Jackson Ilha
Acadêmicos: Cassiano Chiquetti, Diego Fiamoncini, Edson Sobrenome, Gletson M. Nones, Isabel Sobrenome, Elena Sobrenome.
Disciplina: Materiais de construção Civil II
Relatório de aula prática: Corte, lixamento, polimento e microscopia do aço
Aula 25/03/13:
O procedimento é realizado cortando o aço com uma cortadora metalográfica, devendo ser bem efetuada, com a pressão uniforme para não danificar o disco de corte e a própria peça.
Após o corte, a peça passa por um processo de lixamento em uma lixadeira metalográfica. O processo inicia-se com uma lixa 120, onde é efetuada uma rotação de 90° por três vezes, num tempo aproximado de 5 minutos. Assim proporcionando uma uniformidade na superfície da peça. Efetuada essa etapa, limpamos a lixadeira, juntamente com a nova lixa.
Trocando para a lixa 220 e rotacionando a peça por três vezes em 90°. A lixa 220 é a ultima lixa onde se pode remover deformações a olho nu. Novamente realizamos a limpeza.
Inserimos a lixa 400, que também será rotacionada três vezes em 90°. Os procedimentos que prosseguem, serão com lixas 600, 1000 e 1200, sendo que cada mudança que será efetuada das lixas, a peça será rotacionada. Finalizado a etapa de lixamento, chegamos ao polimento que é realizado com um polimento umedecido com alumina 5 micra, finalizando este processo, a peça está espelhada. Com o polimento efetuado, a peça deve ser limpa com álcool etílico e sofrer um ataque químico para possibilitar a observação microscópica de suas propriedades mecânicas. Adicionamos a solução NITAL (97% álcool etílico + 3% ácido nítrico)¹ , após esse ataque corrosivo, eliminando óxidos existentes para minha micrografia, a peça precisa ser limpa novamente com álcool etílico e passar por um processo de secagem ( soprador de ar quente – secador de cabelo).
Continuação da próxima aula :
Procedimento de