Filosofia - inatismo e empirismo
Trabalho de Filosofia / Peso 4 / Bimestre: 4º / Turma:Q12 / Prof. Me. Lairton M. Winter
O trabalho deverá ser realizado em equipes de no mínimo 4 e no máximo 5 alunos. Entregar no dia da prova da turma. Utilizar o conteúdo das aulas disponível na página do professor e demais referências como livros, sites etc.
Obs.: Responder as questões nesta folha em ordem numérica.
Aluno: Thandara Luana
Aluno: Joel Fernando
Aluno: Valquiria Hermes
Aluno: Giovanna Ghellere
Aluno: Leandro Reginato 1) Explique o que é o Inatismo.
O inatismo é uma doutrina filosófica que apresenta o ser humano como um agente estático, sem a possibilidade de sofrer qualquer mudança intelectual pois o homem já nasce com sua personalidade, conhecimento, valores, crenças, pensamentos, hábitos, emoções e conduta social formados, o que acontece é que tudo isso é esquecido, então, não aprendemos coisas novas , apenas lembramos de coisas que não lembrávamos antes.
2) Explique o que é o Empirismo.
O empirismo é a doutrina que apresenta como única fonte de conhecimento, a experiência adquirida em função do meio físico, através dos sentidos.
3) Explique a Teoria da Reminiscência de Platão.
Segundo a Teoria da Reminiscência alguém pode ser induzido a lembrar de coisas que já sabia através de indagações. Como exemplo podemos citar o escravo que, sem nunca ter estudado, é capaz de chegar a respostas sobre teoremas matemáticos (através de perguntas que o levaram de volta aos conceitos verdadeiros).
4) Cite e explique os três tipos de ideias segundo sua origem e qualidade, de acordo com Descartes.
As ideias são adventícias, fictícias e inatas.
Ideias adventícias são as que se originam a partir das sensações, podem ser verdadeiras ou enganosas, porém não podem ser provadas.
Ideias fictícias derivam das adventícias e são criadas a partir de nossa fantasia ou imaginação, compões seres/objetos