TRABALHO DE CONCRETO I
Este trabalho visa dar uma visão geral sobre o estudo de resistência dos materiais e suas hipóteses básicas, e da forma com que cada tópico abrange o conteúdo da disciplina. O estudo da Resistencia dos Materiais tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos das propriedades mecânicas de sólidos reais, visando utilizá-los no projeto, modelagem e cálculo de estruturas. Por esta razão, em muitos cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, etc.). A boa compreensão dos conceitos que envolvem a mecânicas de sólidos está intimamente ligada ao estudo de duas grandezas físicas: que são a tensão e a deformação, que serão abordadas durante todo o tempo neste trabalho. Estas duas grandezas físicas são fundamentais nos procedimentos que envolvem o cálculo de uma estrutura.
ESFORÇO NORNAL.
Esforço Normal é um dos esforços estruturais, estudados pela engenharia estrutural, que podem ocorrer (esforço cortante, momento fletor e momento torçor de torção). Ele é definido para uma dada peça pelo somatório de todos os esforços vindos de um mesmo lado da seção, incluindo suas projeções, que passam pela normal à seção em estudo.
MOMENTO FLETOR (Flector).
O momento fletor é um esforço ao qual tende a “curvar” uma viga, por exemplo. Em uma mesa qualquer, em repouso quando se é colocado um peso no centro de proporções relevantes tende a ”forçar” uma rotação e portanto uma curvatura no centro (como uma régua curvada), este momento provoca esforços de tração nas fibras externas e compressão nas internas.
MOMENTO TORÇOR (Torção).
O momento torçor tende a torcer o objeto, um parafuso quando é acochado recebe este momento, a tendência de girar para um lado e a porca girar para outro.
ESFORÇO CORTANTE.
Esforço cortante é um esforço que tende a “cisalhar” o objeto, quando se é colocado um esforço e a tendência é partir sem rotação e/ou curvatura (momento fletor), se dá o nome de esforço cortante.
ESFORÇO CORTANTE.
Esforço normal, são esforços no sentido