7 TRABALHO DE FUNDAMENTOS DO CONCRETO I
4º TRABALHO DE FUNDAMENTOS DO CONCRETO I
Titulo: Fabricação do Aço para Armadura
Nome: Pedro Martins Carvalho e Silva
R.A: 201301408
Introdução:
O aço é uma liga metálica de ferro e carbono, com um percentual de 0,03% a 2,00% de participação do carbono, que lhe confere maior ductilidade, permitindo que não se quebre quando é dobrado para a execução das armaduras.
Resumo:
O processo siderúrgico pode ser dividido em Quatro grandes partes:
1- Preparo das Matérias-Primas (Coqueira e Sintetização): As matérias-primas necessárias para a obtenção do aço são: o minério de ferro, principalmente a hematita, e o carvão mineral. A coqueificação ocorre a uma temperatura de 1300 Celsius em ausência de ar durante um período de 18 horas, o produto resultante desta etapa, o coque, é um material poroso com elevada resistência mecânica, alto ponto de fusão e grande quantidade de carbono, coque é a matéria prima mais importante na composição do custo de um alto-forno (60%)
Na sinterização, a preparação do minério de ferro é feita cuidando-se da granulometria, visto que os grãos mais finos são indesejáveis, pois diminuem a permeabilidade do ar na combustão, comprometendo a queima. Para solucionar o problema, adicionam-se materiais fundentes (calcário, areia de sílica ou o próprio sínter) aos grãos mais finos.
Com a composição correta, estes elementos são levados ao forno onde a mistura é fundida. Em seguida, o material resultante é resfriado e britado até atingir a granulometria desejada (diâmetro médio de 5 mm).
2- Produção de Ferro Gusa (Alto-forno): essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. O ar pré-aquecido a uma temperatura de 1000°C é soprado pela parte de baixo do alto forno. O coque, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro, transformando-o em um metal líquido: o Ferro Gusa (uma liga de ferro e carbono com um teor de