cortina ancoragem
A cortina de ancoragem (atirantada) é um tipo de contenção moderno e recomendado para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou em solos que apresentam resistência a sua estabilidade. É um sistema de contenção onde o muro de concreto não é muito espesso, pois todo o processo de contenção está a cargo de tirantes de aço ancorados no talude, além da superfície prevista de ruptura. Esta ancoragem tanto pode ser em solo como em rocha.
Os tirantes possuem comprimentos longos e sua fixação no solo ou na rocha implica no uso de perfuratrizes. Algumas vezes estes tirantes são protendidos, de forma a criar uma tensão permanente, entre a cortina e o talude. O termo "cortina atirantada" se deve ao fato de que este tipo de contenção é delgado, diferentemente dos grossos muros de arrimo que funcionam devido a seu grande peso.
Os tirantes além de serem de aço resistentes à corrosão são também recobertos por material que impede seu contato com a umidade, dificultando a corrosão.
Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de aplicação sem a necessidade de cortar nada além do necessário, também pode vencer qualquer altura e situação e é um método seguro e tem uma grande vida útil. Uma de suas desvantagens é o grande custo e a demora na execução. Outro ponto importante é que o ponto crítico dessas estruturas é a barra de aço, que deve ser protegida com argamassa ou nata de cimento a fim de evitar corrosão e consecutivo rompimento do tirante ou chumba-dor.