Adminstração como ciencia, filosofia e teoria administrativa
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
Segundo Kwasnicka (1995, p.17), a tarefa de administrar, é umprocesso integrativo da atividade organizacional que permeianossa vida diária que não se encontra restrito às fábricas,hospitais, lojas e escolas. É importante em qualquer atividadeformalmente estruturada que envolva recursos humanos emateriais, tecnologia, restrição ambiental, entre outros. Trata-sede um processo consistente de tomada de decisões, envolvendorecursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência eeficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto,administrar é um processo realizado em uma organização, umdepartamento, um setor ou área, independente da sua ordem degrandeza.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Os princípios estabelecidos para a administração no início doséculo XX previam uma administração rígida, onde o chefe ou oproprietário, no caso da pequena empresa, eram os donosabsolutos das decisões; a autoridade vinha de cima para baixo eas suas atividades principais eram mandar fazer as tarefas econtrolá-las com muito rigor. O objetivo principal era produzirmais e com mais eficiência, para que o lucro fosse maior.Não havia qualquer tipo de comunicação entre as pessoas dosetor administrativo da empresa ou pessoas próprias paraexecutar tal tarefa (administração); não havia confiança paradelegar ou tomar decisões, apenas os donos das empresasexecutavam as ideias que achavam certas.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
Onde se inicia a história da administração é puramente umaquestão de escolha. Nós podemos, por exemplo, começar pelaAntiguidade, Idade Média ou Renascimento; outros prefereminiciar pela Revolução Industrial.A Antiguidade caracteriza-se por ter sido uma épocaparticularmente profícua para as ciências. Seus pensadores efilósofos criaram e desenvolveram muitas áreas doconhecimento humano