teoria da administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)
Teixeira-PB
2013
DHIANCARLO VASCONCELOS DE ARAÚJO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)
Resumo apresentado à disciplina de Teoria Geral da Administração, como requisito básico para obtenção de nota avaliativa. Orientadora: professora Alcione Silva.
Teixeira-PB
2013
RESUMO SOBRE A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I (TGA).
Em uma época incerta que atravessamos hoje , a Administração tornou-se importante. Vivemos em uma civilização onde a união do homem é a base da sociedade, a tarefa da administração é usar o trabalho das pessoas de maneira eficiente. Seja em todo tipo de trabalho humano a eficiência dos trabalhadores está ligada diretamente a capacidade dos administradores.
O avanço tecnológico e o conhecimento humano sozinhos não produzem o efeito se a qualidade e à aplicação da administração for fraca.
A palavra administração vem do latim ad(direção) e minister (obediência) significa aquele que trabalha para outro.
A tarefa da administração é interpretar os objetivos de uma empresa e transformá-los em ação por meio de seu sistema organizacional, a fim de obter seus objetivos de maneira eficiente.
A teoria geral da administração começou obtendo bons resultados através da administração cientifica de Taylor. Já a preocupação com a estrutura se resolveu com a teoria clássica de Fayol e com a burocrática de Weber, seguido pela teoria estruturalista. A ênfase nas pessoas, a ênfase no ambiente e a ênfase na tecnologia foram um importante passo no desenvolvimento da TEORIA GERAL DA ADMINSTRAÇÃO.
No inicio do século XX surgiu a abordagem clássica da administração que é desdobrada em duas orientações diferentes. De um lado A administração cientifica desenvolvida por Fayol nos Estados Unidos, que preocupava-se em aumentar o nível de eficiência dos operários. O cuidado analítico detalha a organização do