cidadania em Mocambique
Introdução (Leonel Muchina)
O presente trabalho versa sobre aspectos que envolvem a cidadania e a manifestação. Este artigo pretende contribuir para as discussões actuais sobre a questão da cidadania e dos debates sobre as manifestações. O mesmo envolverá o que concerne a questão da evolução do conceito de cidadania à luz de algumas transformações políticas ocorridas na História das sociedades. Portanto, percorreu uma longa trajectória, desde seu nascimento na Antiguidade, passando por uma perda de seu significado na Idade Média, até ressurgir na Modernidade e originar calorosos debates nos dias de hoje.
Contextualização
O presente trabalho surge no âmbito da cadeira de Controlo de Massas, leccionada na Academia de Ciências Policiais, no Terceiro ano do curso de licenciatura em Ciências Policiais. O mesmo engloba matérias relacionadas com a Cidadania, que é actualmente o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.
O objectivo aqui é, portanto, apresentar a evolução histórica da cidadania, enfocando a cidadania em Moçambique.
Para tanto, destacaremos alguns processos históricos e as alterações que provocaram no entendimento do conceito.
Por fim, faremos as devidas considerações sobre as manifestações, privilegiando a esfera dos direitos e deveres e sem se esquecer de frisar a questão da cidadania em Moçambique.
Neste contexto trouxemos quase todos aspectos relacionados com o assunto em epígrafe e esperamos com isso alcançar as expectativas dos leitores, nossos pares discentes e dos docentes da cadeira em voga.
Objectivos
Geral
Analisar o processo da cidadania e manifestações no contexto moçambicano
Específicos
Identificar as relações quem advêm dos conceitos cidadania e manifestações
Descrever o historial da cidadania
Explicar o processo de cidadania em Moçambique
Descrever os tipos de manifestações
Definição de conceitos (Leonilde