Anais PALHA Flvia 1

4526 palavras 19 páginas
O LOBOLO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ATUAL SOCIEDADE DO SUL
DE MOÇAMBIQUE. TEXTOS DO WLSA E SEU OLHAR PARA AS
QUESTÕES REFERENTES A MULHER MOÇAMBICANA
Flávia Palha 1

Criada em 1989, a WLSA (Women and Law in Southern Africa Research and
Education Trust) é uma organização não governamental regional (ONG), que faz pesquisa sobre a situação dos direitos das mulheres, em sete países da África Austral:
Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. Definese como organização feminista por reconhecer que paira nas sociedades onde desenvolve trabalhos, injustiça para com uma parcela significativa de mulheres ,que ainda não gozam de plena cidadania e acesso a recursos. Para a mesma, as relações de gênero, pautadas em sistemas onde se vigora a dominação patriarcal , estão fadadas a desigualdade na distribuição de poder entre homens e mulheres. Dessa forma a WLSA se coloca contra toda e qualquer ação que subordine a mulher, defendendo por sua vez caminhos de igualdade de gênero.
Até o ano 2000, a maioria de suas oficinas nacionais possuiam relação muito estreita com instituições de ensino superior, em Moçambique por exemplo a organização constituía um departamento do Centro de Estudos Africanos da
Universidade Eduardo Mondlane, tornando-se independente da Universidade, passa a adquirir personalidade jurídica e reconhecimento oficial. Depois do registo como associação, de acordo com a legislação moçambicana, constituiu os seus órgãos sociais em Abril de 2003.
Seu viés marcadamente político, faz-se notório ante suas buscas por mudanças nas Leis e Políticas Publicas, além de pleitear o acesso a justiça e sua administração, no que se refere as praticas sociais. Para o WLSA intervenções são necessárias para que as mulheres tenham chances reais de portarem-se contra toda e qualquer forma de discriminação, o que só será possível mediante ao empoderamento destas mesmas mulheres. 1

Estudante do 5º.

Relacionados

  • Cogeração de Energia
    35887 palavras | 144 páginas