Resumo de Henry Ford e Fordismo
Henry Ford nasceu em 1863 na fazendo de seus pais , onde começou sua carreira fazendo reparos em maquinas na fazenda de seu pai. A vida na fazendo era difícil exigia serviços pesados e feitos a Mao. Aos seus 12 anos teve contato com um locomovel a vapor onde o levou ao estudo sobre os carros automotores.
Sua mãe morreu em 1876. Seu pai queria que Henry assumisse a fazendo no futuro, mas Henry não gostava dos serviços agrícolas. Logo disse ao seu pai " Eu nunca tive qualquer amor especial pela fazenda - era a mãe na fazenda que eu amava " .
Produziu seu primeiro automóvel em 1892. Aos seus 40 anos com ajuda de alguns investidores Henry formou a Ford Motor Company em 1903.
Fordismo
Fordismo e um sistema de produção criado pelo empresário Henry Ford para sua industria de automóveis, baseado na linha de montagem de Taylor.
Os objetivos do fordismo era reduzir ao Maximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior numero possível de consumidores.
Dentre da linha de produção havia uma esteira por onde passava as pecas para construção do automóvel onde cada funcionário executava uma pequena tarefa. repetitivamente cada funcionário era responsável por fazer apenas 1 tarefa, com isso não era necessária uma Mao de obra muito capacitada.
Fordismo para os trabalhadores
Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.