Sociedade de Informação no contexto da Cidade de Maputo
O presente trabalho propõe-se a analisar a entrada e consolidação de Maputo Cidade na sociedade da informação.
A expressão “Sociedade da Informação” refere-se a um modo de desenvolvimento social e económico em que a aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação conducente à criação de conhecimento e à satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas desempenham um papel central na actividade económica, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida dos cidadãos e das práticas culturais. A sociedade da informação corresponde, por conseguinte, a uma sociedade cujo funcionamento recorre crescentemente a redes digitais de informação (Livro Verde para a sociedade da informação em Portugal apud Tembe e Waete, 2004:4).
Maputo Cidade, anteriormente conhecida como Lourenço Marque, é a capital e a maior cidade de Moçambique. É conhecida como a Cidade das Acácias, em referência às acácias comummente encontradas ao longo das suas avenidas. Maputo Cidade está localizada no lado este da baía de Maputo, perto do Estuário do Espírito Santo, onde os rios Tembe, Umbeluzi, Matola e Infulene afluem.
Atendendo o desenvolvimento de diversos programas para a inserção de Moçambique nesta Sociedade que se denomina da Informação, a tarefa aqui é buscar subsídios conceituais e teóricos de modo a confrontar com a realidade Moçambicana, especificamente de Maputo Cidade a fim de inferir-se a sua presença ou não na sociedade da informação. 1.1. Objectivo Geral:
Descrever a Sociedade da Informação em Moçambique (Maputo Cidade).
1.1.1. Objectivos específicos:
Conhecer a consolidação de Maputo Cidade em uma Sociedade da Informação.
Analisar as dinâmicas de desenvolvimento da Sociedade da Informação em Maputo Cidade.
1.2. Metodologia:
O trabalho de ordem exploratório e qualitativo utilizou-se de instrumentos da documentação indirecta (material bibliográfico e documental) para a