contextos de inflação
A inflação é um aumento contínuo e generalizado no índico de preços. Os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, que ocorre apenas quando há um aumento generalizado, da maioria dos bens e serviços.
2) O que consiste a inflação de demanda?
A inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. A probabilidade de ocorrer aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. Desse modo, aumentos da demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade, conduzem a elevações de preços.
3) O que consiste a inflação inercial?
Consiste no processo automático de realimentação de preços. A inflação corrente decorre da inflação passada, perpetuando-se uma inércia ou memória inflacionária. Provocada principalmente pelos mecanismos de indexação formal (salários, alugueis, contratos financeiros) e indexação informal (preços em geral e impostos, preços e tarifas públicas). Os aumentos dos preços passados são repassados para todos os demais preços da economia, por meio dos mecanismos de correção monetária, cambial e salarial, gerando um processo auto-realimentador de inflação.
4) O que consiste a inflação de custos?
Pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta, o nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Assim, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado.
5) Quais os efeitos nocivos provocados por altas taxas de inflação?
Num processo inflacionário intenso, a velocidade de aumento difere entre os vários bens e serviços, assim, alguns segmentos são mais onerados que outros. Os efeitos mais perversos do processo inflacionário ocorrem no perfil da