gestão do conhecimento
GESTAO DO CONHECIMENTO:
Aula tema nº3
CAMPO GRANDE – MS
2012
Devido ao mercado altamente competitivo e globalizado de hoje, as empresas tem que se reinventar e inovar a sua forma de gestão a todo o momento para se sobressair das demais concorrências, e uma dessas formas geradoras de mudanças é aproveitar o conhecimento implícito da empresa (que são os conhecimentos adquiridos através da experiência que o funcionário tem em função do longo tempo que eles passaram trabalhando na empresa) aliada com o conhecimento explícito.
A Gestão do Conhecimento veio para sistematizar o processo que apoia na criação, na disseminação do conhecimento com o propósito de atingir a excelência organizacional. Essa gestão já tem uma grande relevância nos países desenvolvidos, pois no exterior as organizações inovadoras entendem que o conhecimento, o ativo intangível e a inovação geram grandes valores e que cada membro, desde um simples funcionário até as altas patentes da organização precisam estar engajados nesses processos, a fim de gerar conhecimento novo para empresa, sendo que conhecimento novo é um ativo intangível, pode ser usado simultaneamente, não sofre desgaste com o tempo ao contrário dos ativos permanente das organizações, além de gerar grandes retornos exponenciais para empresa.
No Brasil, a Gestão do Conhecimento não está em primeiro plano para as organizações, por isso ela é tratada de forma intuitiva cabendo para o RH essa função. A maioria das empresas brasileiras não tem a cultura de esperar resultados de longo prazo, e sim de curto prazo, isso impossibilita a inserção dessa gestão, pois ela esta voltada para o plano estratégico.
Referências:
http://seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/viewArticle/3203 http://pt.scribd.com/doc/66553246/autodesenvolvimento-gestao-conhecimento http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo01.htm