cerveja
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROJETO DE METODOLOGIA: EMPREENDEDORISMO
Ana Carolina M. dos Santos
Fernanda Fernandes
Michely Saturnino
Sete Lagoas
2009
1 HISTÓRIA DO EMPREENDEDORISMO
Podemos fazer uma análise histórica do surgimento do empreendedorismo. O primeiro uso do termo era aquele que assumia papel ativo, correndo todos os riscos físicos e emocionais. Na idade média o termo foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção.
Segundo o SEBRAE (2002) os primeiros indícios de relação entre assumir riscos de empreendedorismo ocorreram no século XVII, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
Já no século XVIII, devido ao início da industrialização, como cita LEITE (2000) o capitalista “aquele que assumia riscos de forma passiva” e o empreendedor “aquele que corre todos os ricos” foram realmente diferenciados. Ele ainda afirma que no final do século XIX e início do século XX; “Os empreendedores, os administradores e os gerentes foram confundidos”.O que ocorre até os dias atuais. Necessariamente, todo o empreendedor deve ser um bom administrador para obter o sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor.
2 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO
De acordo com SEBRAE (2002):
“Ser um empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que precisa levar e que ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos preparar - se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade e começar a escalar”.
O empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do