pensadores da educação
Introdução. As teorias de desenvolvimento dos estudiosos, Freud, Jean Piaget, Vygostky e Wallon, aliadas com o estudo da Gestalt, tiveram grande importância para a educação. Estes obtiveram resultados sobre o psicológico das crianças, podendo assim desvendar os grandes mistérios da evolução cognitiva. Dessa maneira, as teorias contribuíram para o trabalho pedagógico que o professor desenvolve em sala de aula, e estas o auxiliam na relação interpessoal com o aluno.
Teoria da Gestalt.
A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores se preocuparam em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica. A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que o “todo é diferente da soma das partes”., ou seja , a percepção que temos de um todo não é resultado de um processo de simples adição das partes de compõem. Esse fenômeno perceptivo é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade da figura. Teoria de Freud.
Uma grande contribuição diz respeito à aprendizagem por identificação, pois mostra que através de modelos de pessoas que lhes foram significativas o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas sua auto-imagem.
A teoria de Freud destaca a importância da relação professor-aluno. É necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com seus alunos, pois depende muito desse relacionamento, dessa empatia, estabelecer um clima favorável à aprendizagem. Os estudos psicanalíticos revelam que o ser humano transfere situações vivenciadas anteriormente, bem como demonstra resistências a experiências uma vez reprimidas.
As