Pensadores da Educação
• Compreender O pensamento teórico dos pensadores da educação, enquanto referenciais que orientam a atividade prática do professor da Educação Infantil.
• Pensar as diferenças, semelhanças e perspectivas para que atividades para a elaboração de prática nas salas com as crianças.
• Criar uma atividade prática a ser desenvolvida em sala de aula, tendo como ponto de partida, as indicações dos teóricos estudados.
Descrição da interatividade
Com base nos estudos realizados e também no pensamento dos teóricos da educação do século 17 ao século 20, você deverá:
1) Escolher três teóricos do texto e descrever objetivamente a ênfase em cada um dos três pensamentos e, em seguida, apontar as diferenças e semelhanças entre eles.
2) Considerando as suas escolhas, pense em uma atividade que poderia ser desenvolvida na classe, com crianças de 0 a 3 anos ou em idade pré-escolar. Neste item, procure descrever minuciosamente:
a) o embasamento teórico da atividade (a escolha do pensador);
b) o objetivo;
c) a organização da sala, os recursos necessários para a realização da atividade, começo, meio e fim da atividade e os resultados desejados.
Em seguida, participe do debate no Fórum, que é um importante momento para sabermos das ações e práticas de outros professores da Educação Infantil, articuladas à teoria.
FREINET -
Segundo Freinet, o conhecimento é adquirido através das experiências, onde o educador mescla as atividades pedagógicas com as astividades sociais.
Sua teoria consiste na interação aluno-professor como fundamento essencial para aprendizagem, que através das experiências seriam mais eficazes.
PIAGET -
Segundo Piaget, o conhecimento é adquirido através da interação do homem com o meio em que vive, dependendo das estruturas cognitivas deste e a a sua relação com os objetos.
Sua teoria compreendendo o processo de cosntrução do conhecimento pode-se desenvolver métodos mais eficientes para o aprtendizado.
VYGOTSKY -
Segundo