certificados exigidos na exportação
MBA EM GESTÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Daniel Camargo Nogueira
Certificados exigidos em operações de Exportação
Campinas, 2014
Daniel Camargo Nogueira
Certificados exigidos em operações de Exportação
Campinas, 2014
RESUMO
Apresenta os principais certificados exigidos em operações de Exportação, quais são os órgãos responsáveis pela emissão de cada certificado, e em que tipo de operações são exigidos.
Palavras-chave: Certificados, Operações de Exportação, Comércio Exterior.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a intenção de detalhar os principais certificados exigidos em operações de Exportação em âmbito nacional. É preciso levar em conta que cada país para o qual se pretende exportar tem suas próprias regras e legislação específica e o comércio exterior está em frequente mudança, seja em melhorias de processos ou criando regras específicas para um determinado produto. Essas regras podem funcionar como um complicador em casos mais brandos, ou operar como uma barreira que inviabiliza a negociação de determinadas mercadorias. Os exportadores brasileiros que pretendem se manter fortes na sua área de atuação devem se atualizar frequentemente com relação aos negócios internacionais para não se surpreenderem com uma virada de jogo do mercado.
No comércio internacional é comum a exigência de apresentação de certificados em função dos controles aduaneiros exercidos pelos países importadores. Os certificados podem ser exigidos para controles de condições sanitárias, de análises físico-químicas dos produtos, de qualidade, de inspeção e peso. Nesta categoria estão os certificados fitossanitários, os certificados de qualidade, os certificados de análise, de inspeção e de peso.
2. CERTIFICADOS DE ORIGEM
O objetivo deste documento é