Comercio Exterior 1200
Exercícios de Comércio Exterior
5. Principais procedimentos operacionais da exportação
5.01. Qual é a melhor maneira de entrar no mercado externo?
R. O exportador tem à disposição as seguintes alternativas para ingressar no mercado externo:
a) Exportação Direta: o exportador atua de forma independente e é responsável por toda a operação, promovendo seus produtos e negociando diretamente com os clientes. Os procedimentos podem ainda ser realizados por profissional especializado (trader), contratado exclusivamente para o desenvolvimento desta atividade. Na exportação direta, a empresa tem maiores chances de fortalecer seu nome e marca no mercado internacional.
b)Exportação Indireta: o exportador realiza a operação através da atuação de um intermediário, que adquire a mercadoria no mercado interno com o fim específico de exportá-la. Os intermediários podem ser de três tipos:
• Astrading companies, isto é, empresas comerciais com atuação internacional que usufruem de benefícios legais e tributários para a realização das operações, de acordo com o DecretoLei nº 1.248, de 29 de novembro de 1972;
• As comerciais exportadoras, empresas semelhantes às trading companies porém sem regulamentação específica;
• Os mecanismos de exportação compartilhada, que incluem a formação de consórcios e cooperativas para exportação. Estes mecanismos reduzem o custo econômico da operação e aumentam sua eficiência, sendo ideais para as pequenas empresas exportadoras.
5.02. O que é o Registro de Exportadores e Importadores (REI)?
R. O REI (Registro de Exportadores e Importadores) é um cadastro que as empresas devem realizar para exportar e / ou importar.
5.03. Quais são os mecanismos simplificados de exportação?
R. É o meio mais prático e rápido de exportar. Ideal para ME, MEI, PF.
O despacho é feito pelo correio (exporta fácil), e couriers (DHL, UPs, Fedex, TNT, etc.)
5.04. O que é o Exporta Fácil Correios?
R. É um conjunto de