Teoria e prática cambial
Cristian Benvegnú
João Carlos Nunes da Silva
José Carlos Tumelero
Marcelo Dapper
Vitor Paulo Ribeiro Machado
Suzana Bianchini
TEORIA E PRATICA CAMBIAL
Passo Fundo
2007
Cristian Benvegnú
João Carlos Nunes da Silva
José Carlos Tumelero
Marcelo Dapper
Vitor Paulo Ribeiro Machado
Suzana
TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL
Trabalho de Graduação apresentado na disciplina de Teoria e Pratica Cambial do curso de Administração – Habilitação em Comércio Exterior da Faplan – Faculdade Planalto.
Profª. Leoni Giacomin
Passo Fundo
2007
INTRODUÇÃO
O processo de internacionalização das empresas no Brasil é relativamente recente, em particular para as de manufaturas e prestadoras de serviços. A internacionalização tem sido uma preocupação da política econômica nos últimos anos, tendo como fator de motivação a promoção das exportações, com o objetivo principal de transformar setores produtivos não tradicionais no comércio exterior em geradores de divisas. A cada dia, o comércio exterior ganha espaço no mundo dos negócios. Empresas dos mais variados segmentos vêm buscando a conquista de mercados internacionais como forma de incrementar as vendas, reduzindo a dependência das oportunidades geradas no mercado doméstico. Quando falamos de exportação, estamos falando de aumento de produção, uma vez que estamos conquistando novos compradores. Com o aumento da produção, estaremos gerando novos empregos e, por conseqüência, desenvolvimento.
PASSOS PARA EXPORTAR
1.1 Preparação da empresa para o processo de exportação
Nessa fase a empresa terá que verificar se ela possui capacidade produtiva suficiente para atender sua demanda internacional, bem como se o seu processo produtivo e seu produto final atendem às determinações de qualidade