Conflito e estresse
O estresse é algo familiar hoje em dia, é quem cria pressão no funcionamento normal do corpo humano, mental ou físico. Contudo não é necessariamente negativo, o estresse de um trabalho criativo, ativo, mas bem-sucedido e produtivo é benéfico e causa alegria. Porém passa a ser negativo se resultar numa sensação de derrota desconfiança, rejeição, raiva e depressão, que por sua vez pode levar a problemas de saúde. Somos todos indivíduos com necessidades únicas e nossas reações fisiológicas e psicológicas ao estresse variam. O que é aflitivo para uns pode ser um alegria e um prazer para outros.
A maior parte do estresse profissional vem com o excesso de trabalho, prioridades conflitantes, valores inconsistentes, prazos excessivamente desafiadores, conflitos com os colegas e ambiente desagradável. Com isso reduz o desempenho e gasta energia mental tentando solucionar os problemas.
Já o conflito só existe porque os indivíduos têm opiniões opostas, pois nada mais é que percepções e introduções divergentes das partes sobre determinado assuntos. De acordo com o dicionário Aurélio é “1. Lutar, combater; 2. Guerra; 3. Enfrentamento; 4. Oposições entre duas ou mais partes; 5. Desavença entre pessoas, grupos; 6. Divergência, discordância de idéias, de opiniões”.
Ele existe desde o inicio da humanidade, a história registra que o primeiro conflito foi entre Caim e Abel. Deparamo-nos com conflitos de várias naturezas em todas as áreas de nossa vida, seja familiar, afetiva, social ou profissional o que se revela positivo em algumas vezes, quando positivo permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, ou seja, em certos momentos e em determinados níveis o conflito pode ser considerado necessário, caso não queira entra no processo de estagnação. Assim os conflitos não são necessariamente negativos, a maneira com lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.
Para melhorar o nosso entendimento a respeito do assunto, vamos