Quimica
CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES DO LEITE
GORDURA - A gordura do leite ou gordura butirométrica é muito especial pois ela contém, em sua composição, o ácido butírico.
PROTEÍNAS - As proteínas contidas no leite estão representadas principalmente pela caseína e, em menor proporção, pela albumina e globulinas.
CASEÍNA - Contribui com aproximadamente 79 a 80% de nitrogênio proteico. Importante para o organismo principalmente nas primeiras etapas da vida. Quando pH normal é solúvel. Em ph 5,8 – 6,0 separa-se; mas se o pH 5,2 – 5,3 a caseína coagula.
ALBUMINA E GLOBULINAS - Estão contidas no soro do leite. E as primeiras são solúveis em água e soluções salinas diluídas. Globulinas insolúveis em água e solúveis em soluções salinas. Ambas coaguladas pelo calor.
AÇÚCARES - Os açúcares presentes no leite são responsáveis pelo sabor adocicado, característico deste alimento.
LACTOSE - É o principal açúcar do leite e é desdobrado em glicose e galactos pela ação dos sucos digestivos e transforma-se, em ácido láctico, por ação bacteriana.
SUBSTÂNCIAS SALINAS DO LEITE - K2O,Na2O, CaO, MgO, P2O5, Ácido cítrico, SO3.
DEINIÇÃO - Com o nome de leite, sem especificação nenhuma, entende-se o produto integral da ordenha total ininterrupta e em condições de higiene da vaca, em boas condições de saúde e alimentação.
PRODUTO INTEGRAL - Refere-se a que seja completo sem que se tenha tirado nenhum componente.
LEITE PASTEURIZADO TIPO A: classificado em relação ao teor de gordura em integral, padronizado, semi-desnatado e desnatado, produzido, beneficiado e envasado em estabelecimento denominado “Granja leiteira”.
LEITE CRU REFRIGERADO TIPO B: integral quanto ao teor de gordura, resfriado em propriedade rural