Teoria e prática cambial
- Câmbio Simplificado
São operações de exportação de mercadorias e serviços sem limite de valor, operantes no mercado de câmbio. Por sua vez, se o valor total não ultrapassar USD 50 mil ou seu equivalente em outras moedas, as operações de câmbio simplificado podem ser efetuadas em até 360 dias antes ou até 360 após a prestação de serviços e o exportador não precisará apresentar os comprovantes de exportação ao banco.
- ACC / ACE
ACC- Adiantamento sobre contrato de câmbio
Nesse tipo de produto, o exportador fecha o contrato de câmbio futuro, e solicita ao banco o adiantamento dos reais, que só é permitido com no máximo 360 dias antes o embarque, podendo ser com até 100% do valor do contrato.
Qualquer pessoa Jurídica ou Física poderão ser beneficiárias do ACC/ACE, desde que figurem nos Registros de Exportação.
O banco oferece duas formas captação para financiar o ACC, sendo elas: Linha externa e Linha BACEN, ambas em moedas estrangeiras. Na prática é uma forma do exportador conseguir recursos a um custo inferior das demais opções existentes, permitindo apoio financeiro para a produção de mercadorias que irão para o exterior. Então o ACC é o adiantamento da moeda nacional por conta da moeda estrangeira, que é concedido em regra no diada contratação do câmbio, tendo que entregar algumas garantias ao banco. ACE – Adiantamento sobre cambiais entregues
É também uma operação de crédito, na qual o banco comprador adianta o valor total ou parcial ao exportador, após o envio das mercadorias. A principal diferença entre ACC e ACE é o fato de nos casos de ACE o embarque já ocorreu e os documentos já foram entregues, sendo assim, o banco fará um contrato sobre os documentos entregues, não correndo o risco no não-embarque da mercadoria. A antecipação máxima permitida é de 390 dias após a data do embarque.
- Câmbio Travado
É um produto financeiro que permite as empresas exportadoras que desejam vender moeda