Peter Drucker na Prática
RESUMO
O escritor, consultor e também professor Peter Drucker é uma referência no ramo administrativo. Doutor em Direito Público e Internacional pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha, tal prestígio verifica-se facilmente, já que teve seus trinta e quatro livros traduzidos para mais de trinta idiomas. Como professor atuou na Claremont Graduate University em Claremont, Califórnia, além de prestador de serviços de consultoria em estratégias políticas e organização e gerenciamento. Sua importância para o mundo empresarial é tanta que, o livro Peter Drucker na Prática, da editora Elsevier veio sintetizar quatro importantes artigos do autor. O primeiro, A nova organização, trata do novo rumo das organizações, uma transição de uma organização comando controle para organização baseada em informações. No segundo artigo, As informações indispensáveis para os executivos, Drucker aponta caminhos para a geração correta das informações, de forma que o administrador tenha conhecimento de todo o processo contábil referente aos custos, produtividade, recursos e também resultados. Em seu terceiro artigo, a abordagem de como decidir corretamente é enfatizada e, para tal, seis etapas para o processo de decisão são apontadas, exemplificadas e discutidas de forma clara e objetiva . Por último, o autor trabalha o processo de autogerenciamento. Comportamento, modos, relacionamento, todos os pontos são debatidos, pontuados, exemplificados; nesta parte do livro o que um líder, tomador de decisões deve saber para gerir a si mesmo é contemplada.
A nova organização (p. 7-28).
“DAQUI A 20 ANOS, a típica empresa de grande porte, em comparação com as de hoje, terá menos da metade dos níveis gerenciais e não mais do que um terço dos gerentes.” (p. 7).
[...] a empresa típica será baseada no conhecimento, uma organização composta sobretudo de especialistas, que dirigem e disciplinam seu próprio