Peter Drucker na prática
Esse livro é resultado de uma coletânia de artigos publicados na Harvard Business Review, e trata da nova organização apontando as mudanças pelas quais as empresas passarão, o impacto da Tecnologia da Informação como a base para o processamento de informação e geração de conhecimento, o seu gerenciamento e a necessidade de especialistas de dados.
Além disso o livro aborda outros assuntos de importante relevância para os executivos tais como, que informações são necessárias, como decidir de maneira eficaz e como gerenciar a si mesmo.
Mostra que as organizações do futuro serão baseadas no conhecimento e compostas principalmente de especialistas, como vemos nos hospitais, nas universidades e nas orquestras sinfônicas, afirma que o centro do trabalho deslocou-se para o profissional esclarecido, o homem que faz trabalhar seu cérebro, mais do que a força de seus músculos e a habilidade de suas mãos
Trata da tecnologia mas com foco na informação e que a mesma necessita de mentes preparadas para a análise, o diagnóstico e a síntese, no entanto afirma que a maior sabedoria , não transformada em ação ou atuação é um dado sem sentido e que os executivos necessitam de informações que os capacitem a exercer julgamentos esclarecidos.
As grandes transformações mudarão as empresas, suas estruturas gerenciais e seus processos decisórios bem como a forma de execução, fato este que jáa está ocorrendo no mundo todo.
Os departamentos tradicionais atuarão como guardiães de normas e padrões e que os trabalhos serão executados por equipes concentradas em tarefas, o que exigirá autodisciplina, responsabilidade individual pelos relacionamentos e pela comunicação, pois as organizações baseadas em conhecimento demandam objetivos nítidos, simples e comuns que se traduzem em ações específicas.
Todos os participantes da organização terão responsabilidade pelas informações, devendo saber quem depende de suas informações, que tipo de informação