Peter Drucker na prática - fichamento
Norte-Americana de Administração e The Effective Executive (1967).
RESUMO:
Peter Ferdinand Drucker é escritor, professor e consultor. Publicou trinta e quatro livros, que foram traduzidos para mais de trinta idiomas. Nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria e faleceu em 11 de novembro de 2005, na Califórnia. Pode-se que não há teoria da administração que não parta da obra de Drucker. É considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações, entendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio. Sua obra, Na Prática, tem ênfase na estruturação de informações de como ter sucesso sendo um bom administrador, em que as decisões são fáceis de serem tomadas, porém para serem articuladas e/ou colocadas em prática é complicado. Drucker apresenta soluções para o difícil gerenciamento e destaca pontos como a tecnologia da informação, em que mostra como se posicionar quando houver transformações futuras.
PARECER POR CAPÍTULO:
A nova organização
“A economia induz à mudança, especialmente ao impor a necessidade de que as grandes empresas sejam inovadoras e empreendedoras.” (p. 8)
“A outra exigência da organização baseado em informações é que todos assumam responsabilidade pelas informações”. (p. 17)
“Todos na organização devem analisar constantemente suas necessidades de informação para executar o próprio trabalho e contribuir para o trabalho alheio”. (p. 18)
Com o objetivo de impor estratégias de organização, ele nos mostra como tornar-se mais eficiente, ordenando tarefas e padronizando-as através da organização das