drucker
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
LUIZ CARLOS RODRIGUES DOS SANTOS
DRUCKER: O HOMEM QUE INVENTOU A ADMINISTRAÇÃO
Fichamento apresentado no Curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais–AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial na disciplina Sistemas de Informações Gerenciais 4º período, sob a orientação do professor Thales Brandão.
Paripiranga
Outubro de 2013
DRUCKER, Peter F. Drucker: “O homem que inventou a administração”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
RESUMO
O livro Drucker: O homem que inventou a administração, constitui-se de uma coletânea de artigos mais importantes do autor. A obra está dividida em duas partes onde são apresentadas, em seu entendimento experiente em administração, a evolução que proporciona mudanças nas organizações e o papel do gestor para enfrentar os constantes desafios no contexto da inovação e responsabilidade por parte da organização como um todo. Essa coletânea, aborda, portanto, as mais brilhantes ideias do considerado homem que inventou a administração, Peter Drucker.
PARTE 1- AS RESPONSABILIDADES DO GESTOR
“Atualmente, as empresas não administram a carreira de seus funcionários. Os trabalhadores do conhecimento devem, na prática, ser seu próprio CEO [...] Todos, mesmo aqueles com dotes modestos, terão de aprender a gerenciar a si mesmos [...]” (p.3).
“Ao longo da história, as pessoas nunca tiveram muita necessidade de gerenciar suas carreiras: elas nasciam em uma posição predeterminada na vida ou, no passado recente, confiavam em suas empresas para mapear o curso de suas carreiras. Mas os tempos mudaram drasticamente. Hoje, todo nós precisamos aprender a gerenciar a nós mesmos” (p.4)
“A única maneira de descobrir seus pontos fortes é pela análise de feedback. Sempre que tomar uma decisão importante ou efetuar uma ação crucial, anote o que espera que aconteça [...]” (p.4).
“De