Comercio e exportaçao
1.7 Documentos de exportação
Os documentos de exportação são aqueles que acompanham o desenvolvimento, embarque e entrega da mercadoria, garantindo segurança e confiabilidade à negociação por parte do exportador e também do importador.
Independentemente dos meios de transporte, os documentos para embarque ao exterior serão os mesmos. Apenas o produto exportado ou alguma particularidade na negociação comercial influenciará na sua emissão.
Os documentos de exportação devem ser emitidos em inglês ou no idioma do país importador.
Fatura pró-forma ou draft
É o documento inicial da negociação, similar ao pedido de compra. Esse documento visa formalizar a cotação do produto de modo a garantir que as informações necessárias para emissão da carta de crédito ou de outro documento para pagamento, estarão corretas. Ele habilita o fechamento de câmbio no caso de pagamento antecipado.
PACKING LIST
Também denominado Romaneio de embarque, é um documento que apresenta todas as informações referentes ao volume da carga, facilitando a fiscalização e localização da mercadoria. Acompanha a mercadoria durante o trânsito interno e para o embarque ao exterior.
Nota fiscal
Documento que habilita a circulação interna da mercadoria desde a saída do estabelecimento até o embarque para o exterior. O preenchimento deve ser feito em moeda nacional. Acompanha a mercadoria durante o trânsito interno e para o embarque ao exterior.
Certificado de origem Certifica a origem da mercadoria e pode ser exigido pelo país importador dependo do produto a ser importado. O exportador pode utilizar este documento para obter a redução ou isenção de tributos. Acompanha a mercadoria durante o trânsito interno e para o embarque ao exterior.
Existem vários modelos de certificado de origem:
a) Certificado de origem comum;
b) Certificado de origem para países da Aladi;
c) Certificado de origem - Mercosul;
d) Certificado de origem - Protocolo de expansão comercial-PEC;
e) Certificado de