Documentos de Exportação
Documentos necessário para a exportação Quais os Documentos necessário para a exportação? Documentos referentes ao exportador:
a) Inscrição no Registro de Exportadores e Importadores (REI) da SECEX/MDIC (processo automático no caso de se registrar a primeira exportação via SISCOMEX)
b) Documentos referentes ao Contrato de Exportação
c) Fatura Pró-Forma
d) Carta de Crédito
e) Letra de Câmbio
f) Contrato de Câmbio
Documentos referentes ao Contrato de Exportação:
Os seguintes documentos acompanham todo o processo de traslado da mercadoria:
a) Registro de Exportação no SISCOMEX
b) Registro de Operação de Crédito (RC)
c) Registro de Venda (RV)
d) Solicitação de Despacho (SD)
e) Nota Fiscal
f) Conhecimento de Embarque
g) Fatura Comercial (Commercial Invoice)
h) Romaneio (packing list)
Outros documentos:
- Certificado de Origem
- Legalização Consular
- Certificado ou Apólice de Seguro
- Borderô ou Carta de Entrega.
O recebimento do pedido da origem ao processo de exportação chegando o pedido, seja ele representado por uma carta de crédito, ou por um pedido dito, quando estiver envolvida a operação de cobrança, há necessidade de ser atribuída uma numeração interna para acompanhar até a fase final.
Carta de crédito: É uma forma usual de garantia que se torna vital para o exportador que procura uma condição de pagamento que o possa amparar nas primeiras operações.
Operação de Cobrança: É o oposto do pagamento antecipado onde o exportador recebe o produto da venda posteriormente, ele remete a mercadoria para depois receber seu pagamento. As duas opções podem ser a vista ou a prazo.
Fatura Pró-Forma:O ato de exportar sempre tem origem em contato preliminar entre o exportador e o potencial importador de sua mercadoria no exterior, o exportador deverá enviar ao importador o documento fatura Pró-Forma, em que são estipuladas as condições de venda da mercadoria.
A