DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO
GRAZIELLY PÂMELA JARETCHUK
MICHELE CRISTIANE LOOS FAUSTINO JANZ
ROBERTA MARCINIAK
EXPORTAÇÃO
PROF.ª LUCIANA TESTONI
LOGÍSTICA GLOBAL
BLUMENAU
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Buscou-se apresentar neste trabalho a estrutura de uma exportação, a documentação necessária, demonstrando todas as operações no transporte no País exportador até a chegada do produto no País importador.
Neste caso serão exportados biquínis do Brasil até o Caribe.
2 PLANEJAMENTO
Será efetuada a exportação do Brasil até o Caribe, mas como não há como fazer diretamente será necessário desovar a mercadoria nos Estados Unidos da América e fazer o restante do trajeto pelo modal rodoviário até o México, após fazer a distribuição no Caribe com uma embarcação de menor porte onde é o destino da mercadoria.
3 Apoio para exportar
Entrar em contato com a RFB-Receita Federal do Brasil para obter a senha de acesso ao Siscomex.
SECEX-Secretaria de Comércio Exterior
APEX-Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
SEBRAE-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
ASSOCIAÇÕES
BB-Banco do Brasil S.A.
MRE-Ministério das Relações Exteriores do Brasil
3.1 PESQUISA DE MERCADO
“Com a globalização, não podemos ser apenas uma marca brasileira. Temos que ser uma marca criada no Brasil e que fala com o mundo”, diz Azulay, d Blue Man.
Para Maria Isabel Fioravanti, sócia da marca Triya — que apostou em estampas digitais com cores vibrantes e formas gráficas nesta coleção —, as exportações, de 5 mil peças ao ano representam 20% do faturamento. “Estamos com um showroom em Nova York, um distribuidor no Japão, e participamos de feiras internacionais”, conta Maria Isabel Fioravanti, sócia da marca Triya.
O diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, destaca as dificuldades do Brasil para levar o que tem de melhor ao mundo. “A empresa brasileira não enfrenta apenas os