Reino Animalia
ANIMAIS
São organismos eucariontes multicelulares heterotróficos, e que, primitivamente, obtêm seus alimentos do meio onde vivem por ingestão.
O ramo da Biologia que estuda os animais é a Zoologia.
Uma característica importante que devermos entender é a simetria. A Simetria é a divisão imaginária do corpo de um organismo em metades especulares. Alguns animais não podem ser divididos em metades especulares, são assim chamados assimétricos. Quanto a simetria, os animais podem ter simetria radial (ou radiada) ou simetria bilateral. Simetria radial - os animais são chamados radiados.
Simetria bilateral – os animais são chamados bilatérios
Metameria
Alguns animais apresentam os corpos divididos em porções semelhantes, ordenados ao longo do eixo do corpo. Cada porção é um segmento individualizado, que recebe o nome de metâmero.
Embuá
Os animais podem ser divididos em dois grandes grupos: 1 - Animais Invertebrados – não apresentam o eixo de sustentação do esqueleto, a coluna vertebral. Poríferos
Cnidários
Platelmintos
Nematódeos
Anelídeos
Moluscos
Artrópodes
Equinodermos
2 - Animais Vertebrados – apresentam o eixo de sustentação do esqueleto.
Peixes
Anfíbios
Répteis
Aves
Mamíferos
PORÍFEROS
Numerosos poros estão presentes no corpo, de modo a estabelecer um canal de passagem de água do exterior para o interior do corpo do animal, fato que deu o nome ao filo. Além desses diminutos poros, existe uma abertura maior por na parte superior do corpo por onde a água sai chamada ósculo.
Características Gerais
Também
conhecidos como esponjas;
Têm representantes no ambiente marinho e dulcícola; São de estruturas simples, sem tecidos diferenciados; Vivem fixas ao substrato (sésseis);
Obtêm alimento por meio da filtração da água para retirar as partículas em suspensão;
A circulação da água é também importante para as trocas gasosas,