Centralizar e descentralizar
A centralização era o fator mais importante e considerado na seleção de escolha do local, onde estaria localizado um novo armazém ou um centro de distribuição, o custo do imóvel o terreno ou locação.
Hoje os custos dos imóveis estão cada vez mais abusivos, e não é a primeira consideração para escolha do local, ou seja, não é mais relevante a centralização, principalmente porque o seu valor não tem variações tão grandes para diferentes locais, quando comparado com os demais custos (estoques, transporte, mão de obra, etc).
Determinar o número e os locais corretos de centros de distribuição para garantir a entrega eficaz dos produtos é um dos problemas de planejamento estratégico. Centros de distribuição mais próximos dos clientes podem significar custos menores de transporte e maiores níveis de serviço, mas também aumento nos custos (operacionais, manutenção de múltiplas instalações, estoques, etc).
É importante fazer um estudo de localização, começar pela cadeia de abastecimento, preços e nível de serviço (atendimento), estratégias logísticas, modais que serão utilizados e custos; se o CD será centralizado ou descentralizado, próprio ou terceirizado; os canais de distribuição que serão utilizados a forma de comercialização e distribuição.
Alguns dos fatores para considerar na seleção do lugar: os produtos acabados (destinos); matérias-primas e insumos (origem); crescimento/ sazonalidade/ diversificação; energia; clima; mão de obra e salários; Leis/ impostos/ isenções/ incentivos; transporte/ modais/ infraestrutura; serviços urbanos e perfil da comunidade; água e escoamento de resíduos; comunicações; disponibilidade de terrenos, prédios e operadores logísticos; Interesse de investidores em construir “sob medida”; organização da região.
O melhor processo de decisão deve ser monitorado com maior frequência para ajustes e revisões das decisões.
Referencias: