Texto
Muito se ouve falar sobre arte. Arte popular, arte moderna, arte clássica etc. Enfim, percebemos que a arte está em toda parte e em todos os momentos de nossas vidas, manifestando-se por meio da música, do teatro, da dança, das imagens e da palavra.
Ao longo de sua história o homem utilizou diferentes instrumentos e linguagens como forma de expressão artística: as cores, os sons, gestos, a linguagem corporal. Surgiram assim, as diferentes manifestações artísticas: a pintura, a escultura, a arquitetura, a literatura.
E o que é literatura? Qual a diferença entre um texto literário e um não literário? Por que apreciamos um texto literário diferente de um texto não literário?
O processo de criação do texto literário envolve uma capacidade dos autores de criar uma nova dimensão da realidade, com uma intenção estética, que não se encontra, necessariamente, vinculada ao mundo real. Por isso, dizemos que, na literatura, temos um mundo ficcional, uma visão individual (subjetiva) de aspectos da realidade que não tem compromisso algum com o caráter documental ou com realidade concreta tal como ela nos é apresentada de fato.
Outra função da literatura é fazer o homem refletir e questionar a realidade em que vive, conforme seus anseios, expectativas e vivências no mundo que o cerca, dentro da sociedade de que faz parte. Como uma obra de arte, a literatura representa a manifestação do artista diante da realidade do seu tempo, a maneira como essa realidade é percebida pelo artista, em sua época e em seu espaço, de acordo com sua visão de mundo, suas impressões e emoções diante das várias situações vivenciadas e experimentadas. Bem-vindo ao mundo da literatura!
A serpente e o vaga-lume
Conta-se que uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada. No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
-Posso lhe fazer três