DINÂMICA DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
A proposta para análise estratégica logística fluxo de produtos é decomposto nas dimensões tempo e espaço, nas quais podem ser tomadas decisões de antecipação e de postergação, decisões de centralizações dos estoques(postergação) ou descentralização (antecipação) , podem se afirmar que quanto maior a densidade do custo do produto , maior é a tendência para a centralização de seus estoques( Silver e Peterson, 1985, p.384) ao passo que quanto menor a densidade de custos , maior é tendência para a descentralização dos estoques( Ballou, 1992 p,162).
A logística é uma gestão de fluxos entre funções de negócio, a definição atual de logística engloba maior amplitude de fluxos que no passado, tradicionalmente as empresas incluíam a simples entradas de matérias primas ou fluxos de saídas de produtos acabados em sua definição de logística. Hoje, no entanto, essa definição expandiu-se e inclui todas as formas de movimentos de produtos e informações.
“Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de consumo, como o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.”
Dentre as características da demanda, o tempo de entrega para o cliente pode influenciar a centralização dos estoques (Bowesox e Closs, 1996 p, 503).
Sempre que analisar e rever qualquer situação no planejamento, antes da execução de qualquer ação, feito isso, temos como identificar e resolver os problemas logo no inicio ou na raiz do planejamento. Temos que estar totalmente interligados aos fatos, para tomarmos a melhor decisão, tanto na produção quanto na distribuição, de produtos em processos ou produtos acabados. Hoje em dia existe sim uma preocupação das empresas apontarem e corrigir os erros de produção, que é a melhor ferramenta de correção, onde conseguiremos maximizar os lucros e minimizar os custos.