transportes
O modo aquaviário é um sistema de transporte adequado a grandes volumes deslocando-se a grandes distâncias. Assim, o perfil do embarcador na hidrovia é o do empresário da agroindústria, principalmente a da soja, que em razão d pequena margem obtida no processo industrial, necessita dominar toda a cadeia de transporte, desde o campo até o porto.
2. Explique como funciona a multimodalidade aplicada ao transporte aquaviário.
Pela sua característica multimodal, o transporte aquaviário exige ponta rodoviária, e, eventualmente, também pode utilizar o modo ferroviário. Os dois transbordos exigem operações portuárias de carregamento e descarregamento das embarcações com uma perfeita integração dos meios de transporte.
3. Em que consiste a chamada quebra da cadeia de transporte?
A carga, obrigatoriamente, terá de mudar de veículos, que têm características de concepção, tração, capacidade e disposição completamente diferentes.
Análise crítica de:
DINÂMICA DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA EM EMPRESAS BRASILEIRAS.
A proposta para análise estratégica logística, fluxo de produtos é decomposto nas dimensões tempo e espaço, nas quais podem ser tomadas decisões de antecipação e de postergação, decisões de centralizações dos estoques ou descentralização (antecipação) , podem se afirmar que quanto maior a densidade do custo do produto , maior é a tendência para a centralização de seus estoques ao passo que quanto menor a densidade de custos , maior é tendência para a descentralização dos estoques.
A logística é uma gestão de fluxos entre funções de negócio, a definição atual de logística engloba maior amplitude de fluxos que no passado, tradicionalmente as empresas incluíam a simples entradas de matérias primas ou fluxos de saídas de produtos acabados em sua definição de logística. Hoje, no entanto, essa definição expandiu-se e inclui todas as formas de movimentos de produtos e informações.