Verificação do impacto de um SAD na redução das dificuldades do decisor: Um delineamento experimental - RESUMO
Em um mercado tão instável e que sempre enfrenta mudanças de peso como o do Brasil, é necessário que as organizações possuam gestores e tomadores de decisões que tenham a capacidade de agir com agilidade, objetividade e principalmente, que tomem as decisões certas.
O artigo mostra de forma prática a partir de um experimento como uma ferramenta (S.A.D.I.) de apoio ao processo de tomada de decisão pode agregar positivamente neste processo, ajudando na redução das dificuldades encontradas pelo decisor da organização.
Baseado no modelo de processo decisório de Simon (Inteligência, Concepção, Escolhe e Feedback), o autor apresentar os dados coletados no experimento em gráficos e figuras.
A apresentação dos resultados começa quando o autor exibe as informações de diferentes grupos que utilizaram um Sistema de Apoio à Decisão Industrial e outros grupos que não utilizaram desse sistema em uma mesma situação. Os resultados são indiscutivelmente positivos e a favor do uso do S.A.D, a partir de gráficos e detalhamento das informações. Ficou evidenciado que os grupos que utilizaram o S.A.D.I levaram vantagem em todas as etapas do processo decisório que foram simulados em 3 cenários diferentes, em relação à precisão e também foi comprovado que o S.A.D agiliza o processo possibilitando assim menos perda de tempo nessa importante parte de uma gestão empresarial, em médias, nos 3 cenários o grupo que utilizou o S.A.D.I levou 23 minutos de vantagem sobre os que não utilizaram.
Em meio de todos os resultados, fica claro que o autor em seu título do documento resumiu o resultado, o SAD é um sistema que pode ser utilizado para reduzir a dificuldade, ou seja, o SAD tende o decisor a obter uma escolha mais eficiente, de qualidade com menor consumo de tempo.
O SAD não age sozinho, requer conhecimento do usuário, saber o “chão que está pisando”, conhecer a organização, os métodos