eletronica
DE
RELÊS BIMETÁLICOS E TEMPORIZADOS
Nome: Rafael de Sousa Santos CGM: 11547 Turma: 32TC1
2.1 DEFINIÇÕES
As lâminas bimetálicas, bastante utilizadas em eletroeletrônica, são construídas pela junção de dois materiais metálicos condutores, com dilatações térmicas diferentes. Então, quando essas lâminas são submetidas a variações de temperatura, apresentam deformação curvilínea, pois os materiais, apesar de unidos, têm dilatação diferente.
Aproveitando as propriedades da condução e da deformação, essas lâminas são utilizadas em vários tipos de circuitos elétricos e eletrônicos, desempenhando várias funções, como controle de temperatura, sinalização, proteção de circuitos. Lâminas bimetálicas têm utilização em eletrodomésticos como ferros elétricos, geladeiras, além de relés e disjuntores. Os relés são componentes do sistema elétrico que efetuam a comutação (abertura e fechamento) de contatos, abrindo e fechando circuitos, utilizando diversos tipos de construção. Como exemplo, temos os relés magnéticos, que utilizam os efeitos eletromagnéticos para o seu funcionamento, ou seja, quando o circuito elétrico de sua bobina é excitado ocorre a comutação dos contatos pelos efeitos do circuito magnético. Mas há outros tipos de acionamento e formas as mais diversas.
Relé eletromagnético de trava com 1 a 6 contatos reversíveis com capacidade de 10A. Tensões disponíveis de bobina desde 6VCC até 220VCC e 6 até 440VCA. Os relés bimetálicos são relés baseados no princípio da dilatação de pares bimetálicos sobre os quais são montados os contatos móveis. Quando esse contato é percorrido por corrente elétrica, tem uma deformação que é proporcional à intensidade dessa corrente. Dessa forma, os fabricantes determinam a deformação da lâmina bimetálica de acordo com o valor de corrente que percorrerá a lâmina. Daí ser possível determinar a abertura de um contato dependendo da corrente elétrica que passará por ele, determinando assim um valor de proteção para