dilemas e falsos dilemas do serviço sacial
Uma das expressões sociais que se manifesta onde vivemos é uma questão que abrange todos os estados e países do mundo inteiro. Mais em minha cidade existe um índice muito grande de violência contra idosos, crianças e adolescentes... A violência sexual contra crianças e adolescentes constituem-se em duas expressões da questão social e, portanto objetivo do trabalho do serviço social. Para compreender essa violência, enquanto uma das formas de vitimizar a população infanto-juvenil, tanto pelo abuso como pela exploração sexual há que considerar as transformações da família no decorrer da história e as novas configurações desta na sociedade atual levando em conta o processo de vitimação no qual a mesma está inserida, ou seja, num contexto marcado pela violência estrutural constituída na sociedade burguesa. Estas transformações que marcam a família no decorrer da história estão significativamente relacionadas as mudanças sociais, políticas e econômicas e culturais que ocorrem na sociedade e por isso torna- se necessário analisar o processo de vitimização da população infanto-juvenil, atrelado de vitimação dos mesmos e de sua família.
Refletir sobre a questão da violência contra o idoso, ganha centralidade no debate contemporâneo dado ao aumento mundial da população idosa. Tratamos nessa discussão a violência contra o idoso uma questão social.
A questão social tem sido colocada, na nova proposta de reformulação curricular, como objeto do Serviço Social. Resgatar a concepção de questão social como forma de refletirmos sobre a possibilidade de a questão social, ou, as expressões da questão social, se constituir em nosso objeto profissional.
Ter como objeto as expressões do Serviço Social é sempre um desafio. O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas colocam as necessidades de novas