O obreiro e os servicos socias na igreja
a) Os serviços sociais foram criados para socorrer os pobres.
b) A igreja primitiva tinha obras sociais.
c) Os serviços sociais devem fazer parte dos projetos da igreja.
-------------------------------------------------------------------------------------“O mal não está apenas no coração humano, mas também nas estruturas sociais (...) A missão da igreja inclui tanto a proclamação do evangelho quanto sua demonstração.
Precisamos, pois, evangelizar, responder a necessidades humanas imediatas e pressionar por transformações sociais”.
[Weathon, 1983]
-------------------------------------------------------------------------------------A igreja primitiva é tida como um paradigma.
Em primeiro lugar porque a vida e a obra redentora de Jesus teve centralidade nas pregações.
E ela, se tornou um modelo para as demais gerações:
na comunhão desenvolvida entre os irmãos, no compromisso dos cristãos com a fé abraçada, nos milagres e na manifestação do Espírito Santo na igreja, assim como na ação da igreja em relação aos temas sociais, econômicos e políticos emergentes da sua época.
Sem dúvida esta é a razão pela qual costumamos olhar para a igreja em Atos procurando padrões a serem seguidos hoje.
O que conhecemos hoje como corpo diaconal na igreja, na verdade surge como resposta às questões sociais mais imediatas no seio da igreja que estava em pleno crescimento.
Em Atos 6.1, Lucas registra que com o crescimento da igreja questões sociais tornaram-se mais visíveis entre os seguidores de Cristo.
Nos dias de Jesus os contrastes sociais eram extremamente visíveis. Na maioria das vezes às pessoas o seguiram simplesmente por causa do pão.
João 6.25-26 “ E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes”. A medida que compreendemos o