Pesquisa
Para Pag. e Cooper a análise da estratégia logística é uma exceção. O fluxo de produtos é decomposto nas dimensões tempo e espaço, nas quais podem ser tomadas decisões de antecipação e de adiantamento. Especificamente, decisões de centralização dos estoques (adiantamento) ou de descentralização (antecipação) podem ser tomadas na dimensão espaço. A dimensão espaço está associada à escolha política de distribuição física dos produtos. Já na dimensão tempo, podem ser tomadas decisões de decidir contra-pedido (adiantamento) ou de produzir para estoque (antecipação). Em suma, a dimensão tempo está associada à escolha da política de produção.
Dentre os principais resultados obtidos está a quantificação e a hierarquização do impacto das principais características do negócio nas políticas de produção (para estoque/contra pedido) e de distribuição (centralização/descentralização).
A proposta apresentada por Pag. e Cooper foram uma matriz de 2x2 com quatro alternativas para a estratégia logística, obtidas aparte da combinação das possíveis escolhas nas políticas de produção e de distribuição física. São elas: política de antecipação total à demanda no espaço e no tempo (descentralização/para estoque) ; política de adiantamento total à demanda no espaço e no tempo (centralizar/contra-pedido); política de antecipação no espaço e adiantamento no tempo ( descentralizar/contra-pedido) : política de adiantamento no espaço e antecipação no tempo (centralizar/para estoque ).
Segundo os autores, cada uma dessas quatro políticas apresenta vantagens e desvantagens em termos de custos e de flexibilidade operacional. Más que os resultados obtidos também permitem evidenciar e qualificar o papel determinante do tempo de entrega na escolha