cedula pessoal
No presente trabalho de filosofia que fala da perspectiva de análise no processo de conhecimento, iremos debruçar das três perspectivas, designação de cada perspéctica e a sua respectiva descrição. Perspectiva da Análise do Processo de Conhecimento
A filosofia tem se debruçado sobre o problema da questão do conhecimento que tem sido objecto de estudo também das ciências em especial no último século.
Ultimamente tem sido realizado vários estudos que cruzam elementos das duas áreas do conhecimento.
Neste estudo iremos conhecer algumas abordagens que são filosófica e abordagem científica e nela existem a análise filogenética, a análise ontogenética e a análise fenomenológica.
Perspectiva filogenética
Análise filogenética
A filogenética é o estudo da evolução de uma dada espécie, ser humano.
A palavra filogénese deriva do grego que tem o seu significado “origem da tribo”.
O ser humano segundo paleontologia humana sofreu transformações significativas desde a origem até hoje. Esta ciência mostrou-nos como ser humano evoluiu e a nível físico e psicológico.
A libertação das mãos e a posição erecta levou o homo sapiens ao desenvolvimento bio-psico-social, em que as actividades sensório motoras passaram através da experiência, às actividades perspectiva motoras, tornando possível uma interiorização das imagens que por sua vez constituíram o suporte da linguagem e da reflexão.
Análise Ontogenéticaca
Perspectiva ontogenénica
A perspectiva ontogénica estuda o conhecimento da perspectiva individual, partindo da análise das estruturas cognitivas do ser humano desde o nascimento até ao seu pleno e completo desenvolvimento.
A palavra ontogenética é de origem grega “ontos” que significa “ser” “ génese”. Esta perspectiva defende que génese é o desenvolvimento das capacidades cognitivas da criança a um relacionamento necessário entre indivíduo e meio.
A ontogenética foi desenvolvida pela psicologia genética ramo da psicologia fundado pelo