Agonia e Êxtase
1- O que caracterizou a renascença no período de Michelangelo?
R) Michelangelo é considerado um dos maiores mestres da renacença, este foi uma época,em que pintores e escultores e estudiosos redescobriram grandes obras da antiguidade grega e romana, Michelangelo viveu na Itália nessa época, como grande ícone da renascença que começou na Itália e espalhou por toda a Europa de 1300 e 1600, a renascença que literalmente significa renascimento e renovação é também o interesse do homem ao saber clássico, no mundo e o seu poder como indivíduo. Há também a ideia de que o renascimento foi alimentado pelo crescimento econômico e a abertura de outras culturas e status políticos e religiosos.
Na pintura,as inovações incluem a descrição da paisagem, a introdução de perspectivas lineares e aéreas e composições detalhadas. “Apesar de Michelangelo, e da Vinci serem os dois pintores mais frequentemente referenciados nas discussões sobre o período”.
2- Explique:
A) Revolução religiosa:
A revolução religiosa teve inicio desde a idade media no século XVI, por teólogos, mesmo esses movimentos por muitas vezes serem reprimidos, os reformistas perseveraram em formas ocultas.
No começo do século XVI, a Igreja passava por um período delicado. A venda de cargos eclesiásticos e de indulgências e o enfraquecimento das influências papais pelo prestígio crescente dos soberanos europeus, que muitas vezes influenciavam diretamente nas decisões da Igreja, proporcionaram um ambiente oportuno a um movimento reformista.
Os olhos se voltaram todos para o patrimônio da igreja que despertou a ambição dos monarcas e nobres em anexar suas terras com as das igrejas, além de com essa junção poder ter descontos nos impostos por se tratar de terras eclesiásticas.
Nesta época há o desenvolvimento da imprensa e com isso fica mais fácil a divulgação da bíblia.
O ponto de partida da reforma religiosa foi o ataque de Martinho Lutero, em 1517, à