Caverna de platão (sociedade contemporânea)
Abordando: Conceitos de Filosofia Política
Analogia Mito da Caverna (Platão)
1°- Conceito de política para a Filosofia (Filosofia política):
Em linhas gerais, a Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações em seu sentido coletivo. De certo modo Filosofia política evoca o sentido coletivo em que a Política deve favorecer a todos.
Na Antiguidade grega e romana discutiam-se os limites e as possibilidades de uma sociedade justa e ideal (relatado e idealizado por Platão, com sua obra A república); em Atenas foi o bem comum (idealizado por Aristóteles), representado pelo homem político, compreendido como cidadão habitante da polis, em que independente de seu grau de parentesco pudesse ser considerado um cidadão; em Roma, Cícero teorizou a República como espaço das liberdades cívicas, em que ocorre uma complementaridade entre os senadores e a plebe.
De forma conclusiva, a Filosofia política tem em seu conceito a ética e a visualização de uma política concretamente digna que prioriza e mantém os direitos iguais a todos, atendendo a todos como verdadeiros cidadãos providos de direitos igualitários.
Analogia Mito da Caverna (Platão) com a sociedade contemporânea dos dias atuais.
Segundo o meu ponto de vista, este mito retrata muito bem a nossa sociedade nos dias de hoje. Platão nos faz termos uma grande reflexão sobre esta caverna onde vivemos e estas correntes onde estamos presos, em que o pequeno feixe de luz que nos mostra de forma tão pequena o quão agimos nesta sociedade, em que as correntes o prendem a perceber em que e de que forma se vive, pelo qual se conseguisse fugir da caverna e voltar para contar para outros prisioneiros, correrias sérios riscos de ser julgado e condenado pelos mesmos, em que não enxergam a sociedade em que vivem.
Fontes de pesquisa: Internet>