Mito da Caverna
(Para Platão: É o mundo de aparências no qual nós vivemos)
2- O que são as sombras projetadas no fundo da caverna? Eu defino as sombras como conceitos criados a partir de outro olhar. É a forma das coisas que a sociedade em geral nos mostra. O senso comum.
(Para Platão: Nossas Percepções)
3- O que são os grilhões e as correntes? Eles representam nossa zona de conforto, tudo aquilo que nos desestimulam a buscar o novo, nossos medos, inseguranças ou crenças por exemplo.
(Para Platão: Preconceitos)
4- Quem é o prisioneiro que se liberta da caverna? É aquele que não se contenta com o óbvio, que não se limita. Aquele ser que necessita olhar com os próprios olhos.
5- O que é a luz do Sol? Na minha percepção eu considerei a luz do Sol como obstáculos que criamos para permanecer na nossa zona de conforto, já que no principio ele ofusca.
(Para Platão: É a verdade)
6- O que é o mundo iluminado pelo Sol da verdade? São as respostas que buscamos, é um novo mundo de possibilidades. (Para Platão: Uma nova realidade)
7- Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? Em minha opinião, foram mais de um os instrumentos que fizeram com que o prisioneiro se libertasse. Podemos citar o inconformismo, a coragem, o questionamento e principalmente o desejo de se libertar do que foi imposto a ele.
(Para Platão: Foi a filosofia)
8- O que poderia ser a caverna contemporânea? Cite um exemplo, buscando demais elementos.
Eu vejo que hoje em dia ainda existem “cavernas” nas quais nos limitam do questionamento, que impõe uma verdade que jamais poderá ser questionada, que de certa forma nos prendem com “grilões e correntes” do conformismo. São todos os grupos ideológicos que não aceitam outras realidades, eu cito como exemplo as Instituições religiosas.