Filosofia - Platão
1º A leitura e o entendimento dos textos.
2º Destacar as bases do pensamento platônico.
3º Produção textual atualizando as ideias de Platão, na discussão sobre o conhecimento contemporâneo.
TEMA DISSERTATIVO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL:
“O que é e para serve a filosofia na sociedade contemporânea: Uma abordagem a partir do pensamento de Platão”
Bases do pensamento platônico:
A Filosofia platónica é à base de uma das correntes mais importantes do pensamento ocidental. Platão elevou o método de investigação filosófica à forma literária de expressão da conversação socrática. A Filosofia de Platão tem uma influência muito forte no conhecimento científico e no conhecimento das ciências que se dedicam ao estudo do Homem. O elemento fundamental do pensamento platónico reside na respectiva teoria das ideias ou formas, consideradas como as coisas que realmente são, o ser é que se distinguiriam das coisas que acontecem. A ideia é aquilo que gera, aquele princípio que não muda, aquilo que é necessário e permanente.
Teoria das Ideias de Platão
As ideias são realidades objetivas, e coisas visíveis são cópias imperfeitas. De tal modo a ideia de homem é que o homem abstrato perfeito e universal de que os indivíduos humanos são imitações transitórias e defeituosas.
Todas as ideias existem num mundo separado, o mundo dos inteligíveis, situado na esfera celeste. Porém, a célebre teoria das ideias, alma de toda filosofia platônica.
“O que é e para serve a filosofia na sociedade contemporânea: Uma abordagem a partir do pensamento de Platão”
Filosofia é uma palavra de origem grega (philos = amigo; sophia = sabedoria) e em seu sentido estrito designa um tipo de especulação que se originou e atingiu o apogeu entre os antigos gregos, e que teve continuidade com os povos culturalmente dominados por eles: grosso modo, os povos ocidentais. A palavra Filosofia do grego filo + sophia = amor à sabedoria. Porém, percebemos que a filosofia é a