Filosofia Platão
~~~~~~~~~~~~~~~
Alunos: . Bruna Andrade Silva .Eduarda Camargo Zago . Júlia Moreira Gobs .Giovana Saraiva
Turma: 1º ano do E.M
Professor:
Disciplina: Filosofia
Escola: SESI Guiomar de Freitas Costa
Entrega: //2015
Atividades_ Página 325
Retomando conteúdos:
1. Quais são as diferenças temáticas entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico? São pré-socráticos os filósofos que viveram antes da época de Sócrates, investigaram a origem das coisas e as transformações da natureza. Eles eram naturalistas, buscavam a essência e o princípio das coisas. filósofos do período clássico O período clássico é a época dos sofistas e de Sócrates. Os sofistas defendiam uma educação, cujo objetivo máximo seria a formação de um cidadão pleno. Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Nesse período a maioria das explicações se dava por mitos.
2. Qual foi a contribuição lógica e polícia dos sofistas? Os sofistas se julgavam sábios e possuidores da sabedoria, por contribuírem para a sistematização de Atenas, como os ensinar a arte da persuasão durante o surgimento da democracia que era um dos principais instrumentos para um cidadão decente, entretanto seus ensinamentos não eram dados de graça (favoreceu a profissionalização da educação), oque os fizeram ser bastante criticados por Sócrates e seus seguidores, haja vista que para Sócrates o verdadeiro sábio é aquele que reconhece sua própria ignorância.
3. De que modo Platão supera as doutrinas dos pré-socráticos Heráclito e Parmênides? Platão sentiu que o contexto das outras doutrinas era inadequado para ele naquele momento, quando Heráclito disse que só havia mudança e Parmênides disse que só havia identidade. Já para Platão a mudança é característica do